Quaest: Paes lidera no Rio com 51%; Ramagem tem 11%, e Tarcísio Motta, 8%

Pesquisa Quaest divulgada hoje mostra o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), na liderança absoluta das intenções de voto para as eleições municipais deste ano.

O que aconteceu

Paes tem 51%, enquanto os candidatos empatados tecnicamente em segundo lugar, Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (PSOL) marcaram 11% e 8%, respectivamente. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja a pesquisa para a eleição no Rio:

  • Eduardo Paes (PSD): 51%
  • Alexandre Ramagem (PL): 11%
  • Tarcísio Motta (PSOL): 8%
  • Rodrigo Amorim (União): 4%
  • Marcelo Queiroz (PP): 2%
  • Indecisos: 4%
  • Branco/nulo/não pretendem votar: 20%

Atual prefeito lidera em todas as segmentações testadas pela Quaest: gênero, faixa etária, escolaridade, renda domiciliar, religião e raça. Não é possível afirmar que Paes se reelegeria no primeiro turno, já que, no limite mínimo da margem de erro, ele tem 48% das intenções de voto.

O levantamento também mostra Paes na dianteira em um eventual segundo turno contra Ramagem. Nesse cenário, o atual prefeito teve 57%; enquanto o deputado federal teve 27%. Indecisos foram 2%, e brancos e nulos, 14%.

A avaliação do mandato de Paes está empatada tecnicamente entre positiva (35%) e regular (38%). Consideraram negativa 24% dos entrevistados, e os que não souberam ou não responderam foram 3%.

Essa é a primeira pesquisa do instituto no município, contratada pela Rádio Tupi. A Quaest entrevistou 1.145 eleitores cariocas presencialmente entre os dias 13 e 16 de junho. O nível de confiança é de 95%, e o número de registro na Justiça Eleitoral, RJ-04459/2024.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.