FBI diz que atirador de Trump agiu sozinho e investiga terrorismo doméstico

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

* FBI investiga ataque contra Trump como possível terrorismo doméstico. A polícia federal americana define esse tipo de crime como atos que ocorrem dentro dos Estados Unidos e que têm a intenção de intimidar, coagir civis ou influenciar políticas governamentais. O FBI declarou que Thomas Matthew Crooks, o suspeito de ter atirado em Donald Trump, agiu sozinho, disse que não há qualquer indicativo de que ele tenha distúrbios mentais e que ele usou um fuzil AR-15 semiautomático comprado legalmente no atentado. Saiba mais.
**
* Donald Trump mantém participação na convenção o partido. O ex-presidente viajou ontem para Milwaukee para participar da Convenção Nacional Republicana, pouco mais de 24 horas após ser ferido no comício na Pensilvânia. Segundo a imprensa norte-americana, o partido deve aproveitar o evento para amplificar a narrativa de que o Trump é perseguido politicamente e virar o jogo contra a estratégia de Joe Biden de acusá-lo de ser uma ameaça à democracia do país. Saiba mais sobre o encontro do partido.
**
* Em pronunciamento nacional, Biden diz que é preciso 'baixar a temperatura". O presidente dos EUA fez um discurso ao país após o atentado a Donald Trump e disse que o tiroteio "pede a todos nós que devemos dar um passo para trás, façamos um balanço de onde estamos e como seguiremos em frente a partir daqui". Ele pediu ainda que os americanos "saiam de suas bolhas" onde só ouvimos os que concordamos, e disse que a política "não pode ser um campo de matança". Veja o pronunciamento.

* Argentina bate Colômbia na prorrogação e é campeã da Copa América. Com um gol marcado no segundo tempo da prorrogação, os argentinos venceram os colombianos por 1 a 0 e conquistaram o 16º título do torneio. A Argentina é a maior campeã da Copa América, seguida do Uruguai, que tem 15 títulos. Em uma partida conturbada, que atrasou mais de uma hora para começar por conta da invasão do estádio por torcedores sem ingressos, Lautaro Martínez fez o único gol da partida e Messi saiu do jogo ainda no primeiro tempo, aos prantos, depois de ter lesionado o tornozelo. A derrota encerrou uma série de 28 jogos de invencibilidade da Colômbia. Saiba como foi o jogo.

* Espanha vence Inglaterra e é tetracampeã da Eurocopa. Os espanhóis venceram os ingleses por 2 a 1 com o segundo gol marcado por Oyarzabal nos minutos finais da partida. Com a vitória, a Espanha se tornou a maior campeã da história da Eurocopa. A Fúria estava empatada com a Alemanha com três títulos e conquistou sua quarta taça justamente em território alemão. A Inglaterra, por sua vez, nunca venceu a competição e enfrenta um jejum de títulos que vem desde 1966, quando venceu a Copa do Mundo. Leia o relato do jogo.

* Morre Sérgio Cabral, pai do ex-governador do Rio de Janeiro. O jornalista tinha 87 anos era conhecido por sua trajetória como escritor, compositor, pesquisador de música brasileira e também como conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Rio. Sérgio Cabral estava internado havia três meses em um hospital na capital fluminense e morreu em consequência de uma pneumonia. Como jornalista, foi um dos fundadores de "O Pasquim" e chegou a ser preso na ditadura devido à sua atuação no jornal. Como escritor, publicou as biografias de Tom Jobim, Pixinguinha, Nara Leão, Grande Otelo, Ataulfo Alves e Elizeth Cardoso. Saiba mais sobre ele.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.