Irã anuncia exercícios militares no Estreito de Ormuz

Hashem Kalantari

Em Teerã

O Irã anunciou nesta sexta-feira que tem planos para realizar exercícios navais no Estreito de Ormuz no próximo mês, no mais recente de uma série de gestos de provocação realizados na mais importante via de transporte de petróleo do mundo, e no momento em que novas sanções ameaçam as exportações iranianas.

O contra-almirante Ali Fadavi, comandante naval da Guarda Revolucionária Iraniana, disse que as manobras no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz em fevereiro seriam diferentes dos exercícios anteriores, mas não deu maiores detalhes, segundo comentários divulgados pela agência semioficial de notícias Fars.

"Hoje a República Islâmica do Irã tem o domínio total da região e controla todos os movimentos dentro dela", afirmou.

O Irã realizou um exercício de 10 dias que terminou na segunda-feira no estreito, que é a principal rota de exportação do petróleo do Oriente Médio.

Autoridades iranianas ameaçaram nas últimas semanas bloquear o Estreito de Ormuz se novas sanções prejudicarem as exportações de petróleo iranianas, e disseram nesta semana que poderiam tomar medidas se um porta-aviões norte-americano passar pela região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos