Presidente de Gana morre e vice assume o cargo

  • Joshua Roberts / Reuters

Por Kwasi Kpodo

ACRA, 24 Jul (Reuters) - O presidente de Gana, John Atta Mills, que ganhou elogios internacionais por presidir um modelo de democracia estável na África, morreu subitamente nesta terça-feira e seu vice foi rapidamente empossado no cargo para substituí-lo.

Mills comemorou o seu aniversário de 68 anos no sábado e sua morte inesperada acontece meses antes de concorrer à reeleição como presidente do segundo maior país produtor de cacau do mundo e importante produtor de ouro.

"É com pesar que anunciamos a morte súbita e precoce do presidente da República de Gana", disse um comunicado enviado à Reuters pelo gabinete da Presidência, acrescentando que Mills morreu poucas horas depois se adoecer, sem dar detalhes.

Um assessor que pediu para não ser identificado, disse que o presidente reclamou de dores na noite de segunda-feira e morreu no começo da tarde desta terça-feira, quando sua situação piorou.

De acordo com a Constituição do país, o vice-presidente john Dramani Mahama, de 53 anos, assumiu o posto de chefe de Estado diante de um Parlamento triste, após o anúncio da morte de Mills. Mahama servirá como presidente interino até as eleições no final do ano.

Analistas consideraram o ato como um sinal de que as instituições políticas do país estavam sólidos e em pleno funcionamento.

A comissão eleitoral afirmou que as eleições presidenciais e legislativas de dezembro devem acontecer como planejado.

Emissoras de rádio e TV de Gana, estatais e privadas, suspenderam a programação regular e tocaram canções patrióticas entre as mensagens de condolências, pedindo união aos ganenses neste momento de dor.

(Reportagem adicional de Stella Mapenzauswa e Ed Stoddard, em Johannesburgo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos