Obama diz que agora é hora de Irã resolver disputa nuclear

WASHINGTON, 18 Mar (Reuters) - Pouco antes de partir para uma viagem a Israel, o presidente norte-americano, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que agora era a hora de o Irã tomar "medidas imediatas e significativas" para reduzir as tensões com a comunidade internacional sobre seu programa nuclear.

Como fez em anos anteriores, Obama aproveitou a ocasião da celebração do Ano Novo do Irã para pressionar o governo iraniano, mas desta vez focou seu discurso no polêmico programa nuclear, que deverá estar no topo da agenda de sua visita a Israel, o arqui-inimigo do Irã, e à Jordânia.

Na mensagem de vídeo com legenda em farsi, Obama fez um chamado para que Teerã atenda as demandas internacionais para deter suas ambições nucleares com uma advertência de que, ao contrário, enfrentará um maior isolamento, um sinal de que o país poderá ser afetado com sanções ainda mais rígidas.

Em seu discurso ao povo iraniano, celebrando o Ano Novo persa conhecido como Nowruz, Obama não ameaçou realizar ações militares se a diplomacia ou as sanções falharem.

Na semana passada, Obama deixou claro em entrevista a uma TV israelense que a força militar continuava sendo uma opção dos Estados Unidos, mas que seria usada como último recurso.

"Agora é a hora de o governo iraniano tomar medidas imediatas e significativas para reduzir as tensões e trabalhar em direção a uma solução contínua e permanente para a questão nuclear", disse ele.

Teerã e potências mundiais devem ter outra rodada de negociações no começo de abril.

Amenizando sua advertência, Obama afirmou que os Estados Unidos preferiam uma solução pacífica e diplomática para a disputa que daria a Teerã acesso à energia nuclear pacífica e ao "seu lugar de direito entre a comunidade das nações."

"Se o governo iraniano continuar em seu caminho atual, ele só vai isolar ainda mais o Irã", afirmou.

Teerã nega que esteja buscando uma arma nuclear.

"Os líderes do Irã dizem que seu programa nuclear é para pesquisas médicas e eletricidade. Até o momento, no entanto, eles não foram capazes de convencer a comunidade internacional de que suas atividades nucleares são exclusivamente para fins pacíficos", disse Obama em comunicado.

(Reportagem de Jeff Mason e Matt Spetalnick)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos