Topo

Obama diz que EUA consideram novas maneiras de rastrear passageiros por Ebola

Roberta Rampton e Steve Holland

Em Washington

06/10/2014 18h22

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (6) que seu governo está trabalhando em protocolos adicionais para submeter passageiros de avião a triagens a fim de identificar pessoas que possam ter ebola.

Obama, que disse que o governo vai intensificar os esforços para que profissionais médicos saibam o que fazer se encontrarem um caso, fez a revelação após se reunir com altos funcionários envolvidos na tentativa de evitar um surto de ebola nos EUA.

O presidente disse a jornalistas que a possibilidade de um surto nos EUA é "extremamente baixa", mas que não havia uma grande margem para erro.

A Casa Branca até agora não está considerando uma proibição de viagens da África Ocidental, mas Obama deixou claro que alguns passos estão sendo ponderados para reforçar as defesas contra o ebola.

Ele disse que autoridades estão trabalhando em protocolos adicionais para triagem de passageiros aéreos para identificar as pessoas que têm o vírus.

Obama afirmou a jornalistas que também planeja aumentar a pressão sobre os países grandes, que ele não identificou pelo nome, para contribuir com ajuda aos países da África Ocidental que lutam para conter o pior surto de ebola da história.