Índice acionário tem maior avanço desde outubro e primeira alta semanal do ano
Por Alistair Smout e Danilo Masoni
LONDRES/MILÃO (Reuters) - O principal índice de ações europeias teve seu maior ganho diário desde outubro nesta sexta-feira e registrou a primeira alta semanal deste ano, impulsionado por um rali nas ações do setor de energia.
O índice pan-europeu FTSEurofirst 300 fechou com alta de 2,96 por cento, aos 1.332 pontos, acumulando ganho de 2,7 por cento na semana. Foi a primeira elevação semanal de 2016 e a maior desde novembro.
O índice tinha subido 3 por cento em um dia pela última vez em 5 de outubro do ano passado.
O mercado tem sido pressionado pela recente queda nos preços do petróleo, aos menores níveis em mais de uma década, e por preocupações com o crescimento econômico global.
O índice ampliou o rali da sessão anterior, quando subiu 2,1 por cento após o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, ter dito que as turbulências nos mercados financeiros e preocupações com a China levariam a autoridade monetária a revisar sua política monetária em março.
Nesta sexta-feira, empresas petrolíferas lideraram os ganhos, subindo 5,1 por cento, após os preços do petróleo subirem de volta acima dos 30 dólares o barril.