Barça de volta à liderança depois de golaço de Messi
MADRID (Reuters) - O Barcelona superou o Atlético de Madrid para assumir a liderança do Campeonato Espanhol, depois que um golaço acrobático de voleio marcado por Messi assegurou uma difícil vitória por 2 x 1 sobre o Málaga, neste sábado.
Munir El Haddadi, colocado no ataque no lugar do machucado Neymar, colocou o Barcelona à frente no segundo minuto no Estádio Rosaleda, na costa sul, depois de um trabalho esperto de Luis Suárez.
No entanto, os visitantes não conseguiram desempenhar seu habitual controle sobre a partida, e o Málaga, cuja pressão incessável atrapalhou os campeões da Espanha e da Europa, empatou, com merecimento, aos 32 minutos.
Javier Mascherano perdeu a bola em uma área perigosa do campo, o meia Juanpi a recuperou e o seu chute ainda desviou no ex-jogador do Liverpool que tentava bloqueá-lo.
Messi voltou à equipe depois de ter sido poupado na vitória por 2 x 1, na quarta-feira, pela Copa do Rei, sobre o Athletic Bilbao, mas o vencedor da Bola de Ouro ficou alheio à partida durante o primeiro tempo.
O Barça melhorou bastante no segundo tempo e chegou a 2 x 1 no placar aos 6 minutos, quando Messi completou um cruzamento de Adriano, vencendo o goleiro Carlos Kameni.
O capitão da Argentina estava caindo para longe da bola, mas a pegou perfeitamente de voleio para enviá-la ao canto oposto, fazendo seu 11ª gol na campanha, que foi prejudicada por lesões.
O goleiro do Barça, Claudio Bravo, então, espalmou um chute de Ignacio Camacho, aos 28 minutos, e Kameni negou a Messi um segundo gol com uma defesa incrível de uma mão, a dois minutos do fim.
"Nós talvez não merecíamos estar empatando por 1 x 1 no intervalo, considerando o que fizemos e o que eles fizeram no primeiro tempo", disse o capitão do Barcelona, Andrés Iniesta, à televisão espanhola.
"Não nos sentimos confortáveis, e o Málaga estava muito bem organizado e aproveitou muito bem quando perdemos a bola", acrescentou o jogador da seleção espanhola. "Mostra como é difícil vencer La Liga".
O Barça está com 48 pontos, um a mais que o Atlético, antes do confronto entre o time de Diego Simeone e o sétimo colocado Sevilla, no domingo.
O Real Madrid está quatro pontos atrás do Atlético, em terceiro lugar, e joga contra o Real Bétis, neste domingo, que está em 15° lugar, com 21 pontos.
O Málaga, com donos catarianos, está na 12ª posição, com 24 pontos.
O Villarreal, que está em quarto lugar pouco depois da metade da temporada, pode ficar com o mesmo número de pontos do Real Madrid com uma vitória contra o Espanhol, ainda neste sábado, antes que o quinto colocado Celta de Vigo enfrenta o Rayo Vallecano, e o Granada receba o Getafe.
(Por Iain Rogers)