Nevascas atingem Nova York; Nova Jersey sofre com marés recordes

NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) - Uma tempestade de inverno, neste sábado, elevou o nível das marés a uma altura maior do que durante o Furacão Sandy, causando grandes marés em Nova Jersey e Delaware, após derrubar 60 centímetros de neve nos subúrbios de Washington, D.C.

Uma nevasca engoliu Nova York neste sábado e não deve parar até domingo, quando até 30 polegadas de neve podem acumular na maior cidade do país, disse o prefeito Bill de Blasio.

O prefeito disse que a tempestade ficou mais forte, além das expectativas, em termos de acúmulo e intensidade.

Os ônibus de Nova York operados pela Autoridade Metropolitana de Transporte seriam suspensos ao meio-dia, depois que a tempestade abateu a cidade.

O trânsito de Nova Jersey, no começo deste sábado, suspendeu todos os serviços de ônibus, trens e trens leves. Antes, da autoridade de tráfego da área metropolitana de Washington, que inclui o segundo sistema de metrôs mais utilizado do país, suspendeu as operações até domingo, o que é raro de acontecer.

Por volta de 4,3 mil voos norte-americanos foram cancelados, inclusive praticamente todas viagens para os aeroportos de Nova York, de acordo com o site FlightAware.com e oficiais de transporte.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarou estado de emergência neste sábado, o 11º Estado a fazer isso para conseguir lidar com as ruas que ficaram inutilizáveis por causa da neve e para fortalecer áreas costeiras, onde as tempestades aumentaram o risco de enchentes.

As condições fizeram com que os oficiais pedissem aos moradores para ficarem em casa e permitirem que os removedores de gelo limpassem as ruas.

"A nossa mensagem, e nós precisamos que o público ouça, é que fiquem em casa e fora das ruas. Isso inclui as pessoas que estão tentando dirigir e também as pessoas que estão andando", afirmou o prefeito de Washington, Muriel Bowser.

No entanto, alguns moradores disseram que não podiam resistir a oportunidade de ver monumentos famosos com neve.

"Nós ainda não fizemos anjos de neve, mas estamos ansiosos para fazer isso na frente da Casa Branca", disse Robert Bella Hernandez, de 38 anos.

Pelo menos oito pessoas morreram em acidentes de carro por causa de ruas com gelo na Carolina do Norte, Kentucky, Tennessee e Virginia, e uma nona pessoa morreu de ataque do coração enquanto tirava neve com uma pá, em Maryland. A Guarda Nacional da Pensilvânia foi convocada para ajudar os motoristas ao longo da estrada I-78, da parte oeste do estado, segundo a imprensa local.

Os governadores de vários Estados, incluindo Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia, Maryland, Virginia, Carolina do Norte e Geórgia, assim como o prefeito de Washington, declararam estado de emergência.

(Por Barbara Goldberg and Idrees Ali)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos