Estado Islâmico divulga vídeo com supostos terroristas de Paris e ameaça Grã-Bretanha

CAIRO (Reuters) - Um vídeo publicado no domingo pelo centro de mídia do grupo Estado Islâmico afirma exibir imagens e últimas declarações de nove das pessoas que participaram dos atentados cometidos em Paris no dia 13 de novembro do ano passado que deixaram 130 mortos.

A Reuters não pôde confirmar de imediato a autenticidade da filmagem, que mostra os homens fazendo discursos anti-Ocidente e termina com uma aparente ameaça de ataque à Grã-Bretanha.

O Ministério das Relações Exteriores francês não quis comentar o vídeo. Também não houve comentário do gabinete do primeiro-ministro, e a Reuters não conseguiu contato imediato com autoridades do Ministério do Interior.

Uma porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca não comentou a divulgação.

Laith Alkhouri, do Flashpoint Global Partners, que monitora a militância nas redes sociais, disse que o "vídeo cumpre todos os critérios de uma divulgação autêntica e oficial do Estado Islâmico".

A filmagem foi veiculada no canal oficial da facção radical no Telegram e mostra alguns dos agressores usando uniformes camuflados em um local desértico, antes dos atentados em Paris.

(Reportagem de Eric Knecht e Matthias Blamont)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos