Trump acusa Cruz de "fraude" em disputa republicana em Iowa

Amy Tennery

Em Nova York

  • Jim Watson/AFP

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump acusou nesta quarta-feira (3) o rival Ted Cruz de roubar uma vitória na disputa em Iowa e pediu por outra votação ou anulação da vitória de Cruz.

Trump, que ficou atrás de Cruz, publicou nesta quarta-feira uma série de mensagens no Twitter dizendo que o resultado foi contaminado porque a campanha de Cruz espalhou deliberadamente informações erradas sobre a posição de Trump sobre o Obamacare e uma reportagem equivocada de que Ben Carson estaria desistindo da corrida.

Trump chegou ao caucus de segunda-feira na frente do senador do Texas por cinco pontos percentuais em uma das principais pesquisas de opinião, mas Cruz acabou ganhando, com quatro pontos de frente para o bilionário nova-iorquino.

"Ted Cruz não ganhou Iowa, ele roubou", escreveu Trump no Twitter (@realDonaldTrump). "É por isso que todas as pesquisas de opinião estavam tão erradas e por isso conquistamos bem mais votos do que antecipamos. Ruim!"

"Com base na fraude cometida pelo senador Ted Cruz durante o causos de Iowa, ou uma nova eleição deve acontecer ou a anulação dos resultados de Cruz", escreveu Trump.

Em outra publicação, Trump disse que Cruz mentiu sobre sua opinião do programa de saúde do presidente Barack Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos