Dilma decide passar Carnaval em Brasília por conta de crise e zika

De Brasília

A presidente Dilma Rousseff, que embarcou nesta sexta-feira para passar o fim de semana em Porto Alegre, decidiu voltar a Brasília no domingo à noite e vai permanecer na capital durante o Carnaval para discutir um decreto de contingenciamento com a equipe econômica do governo e seguir atenta ao surto de Zika vírus, segundo fonte do Palácio do Planalto.

Dilma deve se reunir na segunda e na terça com os ministros Nelson Barbosa, da Fazenda, Valdir Simão, do Planejamento, e Jaques Wagner, da Casa Civil, para debater o contingenciamento do Orçamento, que deve ficar em cerca de 50 bilhões de reais.

O decreto estabelecendo o valor a ser contingenciado precisa ser publicado pelo governo até sexta-feira. A medida é uma prática anual que reflete o compromisso do governo com a austeridade fiscal, e o valor neste ano deve ser inferior aos 69,9 bilhões de reais de 2015.

Além da questão orçamentária, Dilma convocou ministros a estarem em Brasília durante o Carnaval, incluindo o titular da Saúde, Marcelo Castro, para mostrar que o governo não vai parar de discutir maneiras de combater o Zika vírus durante o feriado, que pode ser um dos períodos de maior proliferação do vírus.

O governo se organiza para planejar a participação de ministros no dia nacional de mobilização contra o Zika vírus, na próxima sexta-feira, em que deverão fazer visitas e palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos