Terremoto em Taiwan mata pelo menos 12, prédios desabam

TAINAN, Taiwan (Reuters) - Um forte terremoto atingiu Taiwan no início de sábado (horário local) matando pelo menos 12 pessoas, a maioria em um prédio de apartamentos de 17 andares que desabou, com cinco pessoas ainda desaparecidas nas ruínas do edifício.

Enquanto as equipes de resgate procuravam sobreviventes, questões foram levantadas sobre a construção do Edifício Wei-guan Golden Dragon, no sul da cidade de Tainan, uma vez que os pisos desabaram sobre os outros quando um tremor de magnitude 6,4 atingiu a região em torno de 4h, no início do feriado do Ano Novo Lunar.

Dez dos mortos, incluindo uma menina de 10 dias de idade, estavam no prédio.

As equipes de resgate usaram escadas hidráulicas e um guindaste para vasculhar as ruínas, resgatando sobreviventes, com centenas sendo levados para o hospital, embora muitos fossem liberados rapidamente.

Um homem de 18 anos foi encontrado vivo e consciente logo após o anoitecer, e as equipes de resgate estavam trabalhando para resgatá-lo, enquanto uma mulher de 30 anos de idade, uma menina de nove anos e uma criança do sexo masculino foram retiradas com vida, disse a televisão de Taiwan.

Edifícios em outros nove locais da cidade de 2 milhões de pessoas desmoronaram e cinco ficaram inclinados em ângulos alarmantes, disse um centro de emergência do governo.

"Eu estava assistindo TV e depois de uma súbita explosão de agitação, ouvi uma explosão. Abri a porta de metal e vi o edifício em frente cair", disse um vizinho de 71 anos de idade, que deu seu nome como Chang.

O epicentro do terremoto ocorreu a 43 km ao sudeste de Tainan, a uma profundidade de 23 km, afirmou o Serviço Geológico dos EUA.

( Por Faith Hung e Yimou Lee, com reportagem adicional de J.R. Wu, Carol Lee, Pichi Chuang, Eric Walsh, Eric Beech, Elizabeth Dilts, Jeanny Kao e Ben Blanchard)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos