União Europeia monta força-tarefa para acelerar vacina contra Zika

LONDRES (Reuters) - A agência regulatória de medicamentos da União Europeia disse nesta segunda-feira que estabeleceu uma força-tarefa de especialistas em Zika para aconselhar companhias na criação de vacinas e remédios contra o zírus, que é suspeito de causar microcefalia no Brasil.

Sem haver ainda nenhuma vacina ou medicamentos aprovados, ou sequer em fase de estudos clínicos, a medida da Agência Europeia de Medicamentos, sediada em Londres, é destinada a garantir que os esforços contra o Zika vírus ocorram no ritmo mais acelerado possível.

"A agência está encorajando desenvolvedores de medicamentos a contatar a entidade se tiverem qualquer projeto promissor nesta área. A agência também irá entrar em contato com as empresas que já planejam trabalhar ou investigar vacinas, oferecendo aconselhamento científico e regulatório", disse a agência em um comunicado.

"Uma interação antecipada e regular com a agência pode acelerar de maneira significativa o desenvolvimento de medicamentos."

Diversas empresas farmacêuticas e de biotecnologia estão correndo para desenvolver a vacina para o Zika, incluindo a francesa Sanofi, que já tem uma vacina para condições similares de dengue.

(Por Ben Hirschler)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos