Casa Branca pressiona Congresso por fundos de emergência para Zika vírus

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca informou nesta segunda-feira que vai pedir ao Congresso dos Estados Unidos permissão para redirecionar dinheiro reservado a projetos relacionados ao Ebola para a resposta ao Zika vírus, mas disse que primeiramente seria necessário um novo financiamento para enfrentar o surto.

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu ao Congresso mais de 1,8 bilhão de dólares para combater o Zika, mas vários parlamentares republicanos disseram que o governo deveria, em vez disso, retirar fundos ainda não utilizados de projetos de saúde pública contra o vírus Ebola.

"A magnitude do surto de Zika requer principalmente novos recursos para garantir que seja destinado adequadamente", disse o diretor de orçamento da Casa Branca, Shaun Donovan, em uma carta ao parlamentar Hal Rogers, republicano da comissão de orçamento na Câmara dos Deputados.

Mas a Casa Branca também gostaria de permissão para colocar o dinheiro não utilizado do Ebola em projetos do Zika para "nos dar a flexibilidade para responder ao Zika além do que identificamos até agora", afirmou Donovan na carta.

(Reportagem de Roberta Rampton)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos