Brasil faz bom trabalho contra Zika e manterá Olimpíada segura, diz diretora da OMS

  • Por Anthony Boadle

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta terça-feira que o Brasil está fazendo um bom trabalho para combater o Zika vírus e garantir que os Jogos Olímpicos, em agosto, sejam seguros para atletas e visitantes.

    Chan afirmou que o governo brasileiro está fazendo o possível para mobilizar a sociedade na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que se espalhou rapidamente pelas Américas desde o ano passado.

    "Quero assegurar a vocês que o governo está trabalhando muito estreitamente com o movimento olímpico internacional, com o comitê organizador local, apoiado pela OMS, para se certificar de que temos um bom plano de trabalho para atingir o mosquito, e para garantir que as pessoas que virão aqui, tanto visitantes como atletas, terão a máxima proteção de que necessitam", disse Chan.

    "Estou confiante de que o governo pode fazer isso", afirmou ela a jornalistas após reunião com a presidente Dilma Rousseff.

    O vírus tem sido associado no Brasil a um aumento alarmante no nascimento de bebês com microcefalia, uma má-formação cerebral.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que o número de casos confirmados e suspeitos de microcefalia subiu para 4.690, contra 4.443 uma semana antes. Destes, o número de casos confirmados subiu de 508 para 583.

    Chan disse que o Brasil tem sido muito transparente na partilha de informações sobre o vírus com o restante do mundo, tendo um papel de liderança na colaboração com outros países na pesquisa e desenvolvimento de diagnóstico e uma vacina contra o vírus.

    Ela elogiou a liderança de Dilma na mobilização da sociedade brasileira, incluindo o Exército, o setor privado e líderes religiosos, em uma campanha para erradicar os criadouros do mosquito em áreas urbanas.

    "O vírus Zika é muito complicado. Devemos ver mais casos. Devemos esperar que isso seja uma longa jornada, mas o compromisso do governo liderado pela presidente Dilma é louvável", disse ela. "Baseado no que vi aqui, posso dizer a vocês: o mosquito é difícil, mas não pode vencer o Brasil", declarou Chan.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos