Humberto Costa assume liderança do governo no Senado, diz fonte

BRASÍLIA (Reuters) - O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido novo líder do governo no Senado, posto ocupado até dezembro pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso pela operação Lava Jato e que foi solto na semana passada, informou uma fonte petista nesta quarta-feira.

Costa é o atual líder do PT no Senado, mas a bancada do partido deve eleger outro senador para o cargo. O Palácio do Planalto deve confirmar ainda nesta quarta-feira a escolha de Costa, segundo a fonte.

A liderança do governo da presidente Dilma Rousseff na Casa vinha sendo exercida interinamente pelos quatro vice-líderes do Palácio do Planalto no Senado --Paulo Rocha (PT-PA), Wellington Fagundes (PR-MT), Telmário Mota (PDT-RR) e Hélio José (PSD-DF)-- desde novembro, quando Delcídio foi preso acusado de tentar obstruir as investigações da Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

O ex-líder governista foi solto na semana passada e, na terça-feira, pediu licença médica de 15 dias ao Senado.

Costa, 58, assumiu a cadeira de senador em 2011 e foi líder da bancada do PT no ano passado. Médico e jornalista, o parlamentar foi ministro da Saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2003 e 2005. Em 2006, disputou sem sucesso a eleição para governador de Pernambuco.

O parlamentar também já foi deputado federal e vereador pela cidade de Recife.

No novo cargo, Costa terá o desafio de aprovar no Senado matérias consideradas prioritárias pelo Planalto, como a recriação da CPMF e uma reforma da Previdência, que deve ser alvo de uma proposta a ser enviada pelo governo ao Congresso.

(Por Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos