Imigrantes bloqueiam rodovia na Grécia exigindo passagem para Macedônia

Por Yannis Behrakis e Lefteris Karagiannopoulos

IDOMENI, Grécia (Reuters) - Imigrantes com crianças de colo bloquearam uma rodovia no centro da Grécia exigindo passagem para seguir para a Macedônia nesta quarta-feira, parte de um gargalo crescente de refugiados impedidos de viajar em função das novas restrições fronteiriças impostas em toda a Europa.

Famílias inteiras entoaram "queremos ir embora" depois que a polícia deteve seu comboio em Tempe e autoridades reforçaram as medidas de controle do fluxo de pessoas que atravessam o país a caminho de nações mais prósperas do norte europeu.

    Jornalistas da Reuters viram outras centenas de pessoas reunidas em postos de gasolina e motéis ao longo da rota de 530 quilômetros de Atenas a Macedônia, onde os guardas abriram a fronteira periodicamente durante a manhã desta quarta-feira para deixarem passar 100 pessoas por vez.

    A Grécia vem protestando contra as restrições impostas por países mais ao norte situados ao longo do principal corredor imigratório terrestre para a Europa. O ministro grego da Imigração, Yannis Mouzalas, mencionou especificamente os controles adotados por Áustria, Eslovênia, Croácia, Sérvia e Macedônia após uma reunião de seus respectivos chefes de polícia na semana passada.

    "É escandaloso... que cinco chefes de polícia possam reverter uma decisão de primeiros-ministros da União Europeia sobre o assunto", disse Mouzalas à Reuters em Atenas.

O ministro austríaco das Relações Exteriores, Sebastian Kurz, rejeitou as críticas aos planos de seu país de impor limites diários à entrada de imigrantes, dizendo nesta quarta-feira que a Grécia precisa fazer mais para reduzir o fluxo.

    (Reportagem adicional de Lefteris Papadimas)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos