Irã prende pai idoso de cidadão norte-americano já detido, diz família

WASHINGTON (Reuters) - Autoridades iranianas detiveram nesta semana o pai idoso de um norte-americano preso no Irã desde outubro, afirmou a família nesta quarta-feira.

Siamak Namazi, com cidadania dupla, norte-americana e iraniana, foi preso pela Guarda Revolucionária do Irã em outubro quando visitava a família no país. Autoridades ainda não disseram quais as acusações contra ele.

Baquer Namazi, pai de Siamak, foi detido no fim da segunda-feira em Teerã, disse a sua mulher, Effie Namazi, via Facebook nesta quarta. Namazi, de 80 anos, que também tem dupla cidadania, foi levado para a prisão de Evin, onde também está o filho, afirmou ela.

Perguntado numa sessão no Senado sobre a prisão do idoso Namazi, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, declarou: "Eu tenho muita familiaridade com o caso e estou engajado nisso especificamente, mas eu não posso devido a razões de privacidade entrar em detalhes sobre isso aqui”.

Baquer Namazi tem problemas sérios de coração, entre outras debilidades, que exigem medicamentos especiais, segundo a sua mulher.

"Agora tanto o meu filho inocente Siamak quando o meu Baquer estão na prisão sem nenhum motivo. Isso é um pesadelo que eu não consigo descrever”, afirmou ela. “Estou extremamente preocupada e muito nervosa por causa da saúde de Baquer.”

(Por Yeganeh Torbati)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos