Cia Hering tem lucro trimestral 24% menor, corta investimento
Por Juliana Schincariol
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A varejista de moda Cia Hering vê incertezas no desempenho das vendas nos próximos trimestres sob impacto do ambiente econômico, depois de que seu lucro líquido caiu 24 por cento nos últimos três meses de 2015, período considerado o mais importante para o comércio.
A companhia anunciou nesta quinta-feira lucro líquido de 83 milhões de reais no quarto trimestre, queda de 23,9 por cento na comparação com o mesmo período de 2014, enquanto no fechado do ano o recuo foi de 11,8 por cento, a 281,2 milhões de reais.
"Os resultados da companhia foram impactados pela retração nas vendas e contração de margens", disse a Cia Hering em seu balanço. O declínio, segundo a empresa, ocorreu apesar de melhorias na oferta de produto, ajustes de estoques e melhora de abastecimento nas redes de lojas ao longo do ano.
Para 2016, a Cia Hering prevê novamente um ano desafiador e estimou o investimento de 63,2 milhões de reais, queda de cerca de 35 por cento sobre 2015.
"As dificuldades de prever o impacto do ambiente econômico no comportamento dos consumidores e dos canais de distribuição criam incertezas em relação ao desempenho de vendas dos próximos trimestres", disse a companhia.
No trimestre, a receita líquida subiu 1,4 por cento ante o mesmo período de 2014, a 507,5 milhões de reais.
A empresa já havia informado que as vendas brutas foram de 607,9 milhões de reais no trimestre, recuo de 0,7 por cento.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 94,3 milhões de reais no período, baixa de 27,3 por cento ano contra ano.