EUA encaminharão à ONU rascunho de resolução pedindo novas sanções contra Coreia do Norte

Por Louis Charbonneau

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Os Estados Unidos encaminharão nesta quinta-feira ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) um rascunho de resolução que amplia as sanções contra a Coreia do Norte em reação a seu mais recente teste nuclear, informou o porta-voz da missão norte-americana na ONU.

"A embaixadora (Samantha) Power pretende submeter para análise do Conselho de Segurança um rascunho de resolução de sanções em resposta ao recente teste nuclear (da Coreia do Norte) e ao subsequente, e proibido, lançamento de míssil balístico", disse o porta-voz, Kurtis Cooper, em um comunicado.

    "Esperamos poder trabalhar com o Conselho em uma resposta forte e abrangente à mais recente série de testes da República Popular Democrática da Coreia (nome oficial do país), cujo objetivo é obter avanços em seu programa de armas nucleares", afirmou.

    Na quarta-feira, diplomatas do Conselho disseram que os EUA e a China concordaram com um rascunho de resolução e que esperam submetê-lo a uma votação do painel de 15 membros nos próximos dias.

As duas nações, que detêm poder de veto no Conselho de Segurança, vinham negociando o texto da resolução há sete semanas, na esteira do quarto teste nuclear de Pyongyang, ocorrido no dia 6 de janeiro. 

    "É um rascunho substantivo, longo, completo", disse um diplomata experiente do Conselho. Em Pequim, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, disse que se fez um "avanço importante" na resolução e que "com sorte se chegará a um consenso logo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos