Presidente do TSE muda relatoria de representação contra chapa de Dilma e Temer

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, trocou a relatoria de uma representação contra a chapa da presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira e distribuiu a peça a uma ministra que já é responsável por outras ações contra a presidente.

Anteriormente relatada pelo ministro Luiz Fux, a peça contra Dilma, Temer, o PT e o PMDB, traz argumentos semelhantes aos apresentados nas demais ações, já relatadas pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, que assume também a relatoria dessa representação com a decisão nesta quinta-feira de Toffoli.

A representação aponta supostas irregularidades em gastos da coligação e suspeitas de que o financiamento tenha ocorrido por meio de empreiteiras cujos contratos com a Petrobras são alvo de investigações. Aponta ainda a suposta falta de comprovantes "idôneos" de parte das despesas da campanha.

No despacho em que determinou a troca de relatoria, o presidente do TSE afirma que sua decisão "evitaria a prática de atos processuais repetidos, inúteis e, no limite, conflitantes" e serve para evitar "um cenário de insegurança e irracionalidade processuais".

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos