Dow Jones e S&P 500 terminam sessão em queda após semana de forte alta

Por Noel Randewich

(Reuters) - Os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam em queda nesta sessão, após uma semana robusta, com preocupações sobre o momento de novas altas de juros ofuscando ganhos em ações dos setores de matérias-primas e energia.

O índice Dow Jones caiu 0,34 por cento, a 16.639 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,19 por cento, a 1.948 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,18 por cento, a 4.590 pontos.

O setor de serviços públicos do S&P 500 liderou as perdas, com queda de 2,73 por cento. O índice de matérias-primas teve o melhor desempenho, com alta de 1,35 por cento.

Em uma interrupção da tendência vista em boa parte do ano, as ações de energia subiram mesmo após avanço dos preços do petróleo se dissipar, com as ações da ConocoPhillips avançando 3,21 por cento.

O Departamento de Comércio informou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu a uma taxa anual de 1 por cento no quarto trimestre, em dado revisado para cima após a estimativa prévia mostrar alta de 0,7 por cento. O dado exacerbou as preocupações de que o Federal Reserve, banco central dos EUA, pode subir juros mais cedo do que tarde. A economia cresceu a uma taxa de 2 por cento no terceiro trimestre.

Investidores permanecem cautelosos com os preços do petróleo em mínimas de cerca de uma década, alta de juros e uma potencial desaceleração da economia chinesa.

"Acho que estamos perto do topo da montanha russa de novo. Todas as coisas que fizeram o mercado enlouquecer em janeiro ainda estão no ar", disse o diretor de operações da Trust Capital Partners, Brian Battle.

Na semana, o Dow Jones acumulou alta de 1,5 por cento, o S&P 500 subiu 1,6 por cento e o Nasdaq avançou 1,9 por cento. No ano, o S&P 500 acumula queda de 5 por cento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos