Petrobras assina compromisso com banco chinês para financiamento de US$10 bi

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras assinou, nesta sexta-feira, termo de compromisso com o banco chinês China Development Bank (CDB) para financiamento de 10 bilhões de dólares, informou a petroleira em comunicado ao mercado.

Uma fonte da companhia explicou à Reuters que o montante não é novo e faz parte do financiamento previsto no Acordo de Cooperação assinado no ano passado entre Petrobras e o CDB, e anunciado pelo governo federal.

A petroleira destacou que em paralelo à assinatura já estão em negociação as minutas dos contratos do financiamento, que prevêem a execução de um acordo comercial de fornecimento de petróleo para empresas chinesas, em bases similares ao executado pelas partes em 2009.

"Este novo contrato é resultado do Acordo de Cooperação assinado pela Petrobras e o CDB em 2015, quando ocorreu a visita ao Brasil do primeiro-ministro da China, Sr. Li Keqiang, visando o desenvolvimento de parcerias entre as instituições durante os anos de 2015 e 2016", disse a Petrobras em seu comunicado.

(Por Marta Nogueira; Edição de Gustavo Bonato)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos