Confiança da indústria volta a cair em fevereiro e tem menor nível desde setembro, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileiro voltou a se deteriorar em fevereiro após uma ligeira melhora no início do ano, com piora sobretudo das expectativas, e atingiu o menor nível desde setembro.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou nesta segunda-feira que seu ICI caiu 1,5 ponto e atingiu 74,7 pontos este mês, devido principalmente à queda de 2,8 pontos do Índice de Expectativas (IE), para 72,6 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,5 ponto, para 77,1.

"O resultado de fevereiro reforça a suspeita de que a alta da confiança industrial nos últimos meses poderia não se sustentar ao longo do primeiro semestre", destacou o superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr., em nota.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada caiu 0,5 ponto percentual e chegou a 73,6 por cento em fevereiro contra janeiro, nível mais baixo da série histórica iniciada em 2001.

A produção industrial brasileira registrou em 2015 o seu pior desempenho histórico com recuo de 8,3 por cento, abalada por fortes perdas de investimentos e pela confiança estremecida.

(Por Camila Moreira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos