Principal índice europeu sobe impulsionado por bancos

Por Danilo Masoni e Sudip Kar-Gupta

LONDRES/MILÃO (Reuters) - Os mercados acionários europeus subiram nesta quarta-feira, com os bancos completando a quinta sessão seguida de ganhos após sofrerem pesadas perdas anteriormente.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve alta de 0,67 por cento, a 1.341 pontos, após um dia volátil, impulsionado no final da sessão pela reversão das perdas iniciais dos preços do petróleo.

Os mercados acionários europeus despencaram no começo de 2016 por preocupações com a desaceleração na China, segunda maior economia do mundo, e também com o impacto dos juros baixos de bancos centrais e o crescimento fraco dos lucros bancários. O índice FTSEurofirst ainda acumula queda de cerca de 7 por cento desde o começo do ano.

As ações bancárias, que têm o pior desempenho até agora neste ano, subiram 3,4 por cento após o membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE) Benoit Coeure dizer que o banco central está ciente das preocupações de que os juros muito baixos podem pressionar as margens dos bancos.

Alguns investidores viram as declarações como um sinal de que o BCE pode aplicar medidas favoráveis aos bancos em sua reunião de política monetária na próxima semana.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,09 por cento, a 6.147 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,61 por cento, a 9.776 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,41 por cento, a 4.424 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,08 por cento, a 18.206 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,78 por cento, a 8.764 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,30 por cento, a 4.844 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos