Governador do RJ, Luiz Pezão se licencia do cargo para tratar de câncer

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), foi diagnosticado com um câncer do tipo linfoma ósseo (chamado de não-Hodgkin) nessa quinta-feira, segundo os médicos que cuidam do governador, que anunciou que vai se licenciar do cargo por ao menos 30 dias para tratar a doença.

Em princípio, o governador inicia o tratamento de quimioterapia já no feriado prolongado. Pezão completa 61 anos na próxima terça-feira e espera já estar em casa com a família.

“É o aniversário do governador e seria um grande presente“, disse o médico do governador, Cláudio Domênico.

A resposta ao tratamento deve acontecer em até oito meses, de acordo com o oncologista.

A previsão é que o governador seja submetido de seis a oito sessões de quimioterapia com intervalos de 21 dias em média entre cada uma delas.

Para o início do tratamento, o governador anunciou que pretende se licenciar do cargo por ao menos 30 dias, embora segundo os médicos essa não tenha sido uma exigência. Pezão é um dos principais governadores e apoiar a presidente Dilma Rousseff, que enfrenta a batalha do impeachment no Congresso.

O vice-governador Francisco Dornelles (PP) assumirá o cargo durante a licença do governador e será assessorado por secretários.

“Os secretários e Dornelles vão me ajudar. A gente se fala sempre… Vou ficar uns 30 dias fora. ( A licença) vou pedir formalmente”, disse o governador a jornalistas. "Tenho plena confiança que vamos vencer essa dificuldade."

Segundo o oncologista, Daniel Tabak, o câncer do governador é incomum e de alto potencial, mas trata-se de uma caso curável.

“A literatura mostra que 70 por cento dos casos desse tipo são curáveis”, disse Tabak.“Essa é uma doença potencialmente mais agressiva, mas curável.”

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos