Irmão de homem-bomba condena ataques em Bruxelas

Por Ingrid Melander

PARIS (Reuters) - O irmão do homem-bomba Najim Laachraoui condenou os ataques desta semana em Bruxelas e disse nesta quinta-feira que não teve nenhum contato com ele desde que ele partiu para a Síria.

Esta foi a primeira reação pública de um familiar de um dos responsáveis pelos ataques em Bruxelas.

Fontes da área de segurança disseram à mídia local que Najim Laachraoui, um belga de 25 anos, era um dos homens-bomba que atacaram o aeroporto da cidade na terça-feira. Ele deixou Bruxelas para a Síria em fevereiro de 2013.

Seu irmão, Mourad, é lutador de taekwondo que representou a Bélgica em competições europeias e mundiais, segundo o website de uma das federações de taekwondo da Bélgica, a ABFT.

"O senhor Mourad Laachraoui condena firmemente as ações de seu irmão mais velho e os ataques nos quais ele estaria envolvido na Bélgica e na França", segundo comunicado publicado pela ABFT.

A expectativa é que Mourad conceda uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira.

Najim Laachraoui, um combatente veterano islamita na Síria, também suspeito de ter confeccionado cintos explosivos para os ataques de novembro em Paris, foi um estudante modelo em uma escola católica de Bruxelas, disse o diretor da instituição à Reuters.

Promotores disseram que encontraram DNA de Najim nas casas usadas pelos agressores de Paris no ano passado. A mídia local tem dito que ele tem treinamento técnico, o que poderia significar que ele seria o artífice responsável pela operação.

Viajando com o nome falso Soufiane Kayal, ele foi registrado seguir da Hungria para a Áustria em setembro, em um carro dirigido por Salah Abdeslam, o principal suspeito dos ataques de Paris, preso em Bruxelas na semana passada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos