Principal índice europeu fecha em baixa com queda das ações de commodities e da Next

Por Atul Prakash

LONDRES (Reuters) - As ações europeias caíram pela quarta sessão seguida nesta quinta-feira, pressionadas pela queda das principais empresas de mineração e energia e da varejista de moda Next.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve queda de 1,46 por cento, a 1.317 pontos, na última sessão da semana, com volumes relativamente baixos antes do feriado de Páscoa. O índice também teve sua segunda perda semanal seguida.

O dólar subia nos mercados cambiais após o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, dizer que outro aumento dos juros nos Estados Unidos "pode não estar longe".

Porém, isso por sua vez impactou as mineradoras europeias já que o dólar forte torna os metais mais caros para os detentores de outras moedas.

As ações da Anglo American, Glencore e da Rio Tinto caíram, com o índice de matérias-primas STOXX Europe 600 Basic Resources recuando 1,6 por cento.

O índice de energia STOXX Europe 600 Oil and Gas também caiu, 1,3 por cento, pressionado pelas quedas da Royal Dutch Shell, Total e BP com a desvalorização do petróleo.

A varejista de moda britânica Next despencou 15 por cento. A empresa divulgou um aumento de 5 por cento em seu lucro anual, mas alertou que 2016 pode ser o ano mais duro que terá desde 2008, já que espera um ambiente econômico difícil.

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,49 por cento, a 6.106 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,71 por cento, a 9.851 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 2,13 por cento, a 4.329 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,61 por cento, a 18.165 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,54 por cento, a 8.787 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,08 por cento, a 5.098 pontos.

(Reportagem por Sudip Kar-Gupta)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos