Forças militares da Turquia atacam PKK no norte do Iraque, matam 24 militantes

DIYARBAKIR, Turquia (Reuters) - Aviões turcos atingiram alvos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque e mataram 24 combatentes do PKK no sudeste da Turquia na quinta-feira, disse o exército, com militantes lançando um ataque com carro-bomba em uma instalação militar na região.

O ataque de quinta-feira à noite matou três membros das forças de segurança e feriu 24 em um posto de segurança perto da maior cidade do sudeste, Diyarbakir, afirmou o exército em uma declaração à parte nesta sexta-feira, confirmando relatos de fontes de segurança.

Uma testemunha da Reuters disse que a instalação sofreu danos severos na explosão ocorrida na estrada entre Diyarbakir e a cidade de Lice. As forças de segurança impuseram forte esquema de segurança na área e ergueram telas para esconder o local.

O PKK reivindicou a responsabilidade pelo ataque em um comunicado em um de seus sites. Ele disse que 28 soldados foram mortos e 32 ficaram feridos no ataque. O exército e o PKK geralmente dão dados bastante diferentes para os ataques e confrontos. Os números não puderam ser verificados.

O presidente Tayyip Erdogan disse nesta sexta-feira que 300 membros das forças de segurança foram mortos desde que o conflito irrompeu no ano passado, provocando os mais pesados ​​confrontos desde a década de 1990. Erdogan disse que as perdas do PKK foram pelo menos 10 vezes mais elevadas.

No mais recente de uma série de ataques aéreos no norte do Iraque, jatos turcos F-16 e F-4 destruíram depósitos de munições do PKK e abrigos nas áreas de Avasin e Basyan na quinta-feira à tarde, disse o exército.

As forças de segurança também mataram 24 combatentes do PKK na quinta-feira nas cidades de Nusaybin, Sirnak e Yuksekova, no sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria, Iraque e Irã, completou.

(Por Seyhmus Cakan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos