"Batman vs Superman" quebra recordes com estreia de US$170 milhões na América do Norte
Por Brent Lang
(Variety.com) - O novo filme de super-heróis "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" obteve arrecadação de 170,1 milhões de dólares na América do Norte no feriado de Páscoa, apesar de críticas negativas, quebrando diferentes recordes de bilheterias em sua estreia.
A arrecadação torna o filme a maior bilheteria de estreia para um filme da DC Comics, o melhor lançamento da história do mês de março e a sexta maior renda no fim de semana de estreia na América do Norte de todos os tempos.
O estúdio não poupou despesas, colocando Ben Affleck para assumir o papel de Batman, trazendo de volta o diretor de "O Homem de Aço", Zack Snyder, e o Superman Henry Cavill, e gastando 250 milhões de dólares na produção, assim como milhões em ações promocionais. A aposta parece ter dado certo, colocando a DC e Warner Bros na mesma posição no universo cinematográfico em que a Marvel gerou enormes rendas.
O filme também minimiza a influência dos principais críticos. As avaliações para "Batman vs Superman" têm sido fracas -A.O. Scott, do New York Times, disse que o filme é "tão divertido quando ter uma pia de porcelana quebrada na sua cabeça"- mas o público não ligou.
"São os fãs que falam mais alto", disse Jeff Bock, analista de bilheterias da Exhibitor Relations. "Isso prova a força dos personagens".
O público do filme era de maioria masculino (66 por cento) e geralmente jovem, com 63 por cento dos compradores de ingresso tendo idades entre 18 e 34 anos.
No final de semana, "Zootopia" caiu para segundo lugar na bilheteria, conquistando mais 23,1 milhões de dólares para o total de 240,5 milhões arrecadados nos Estados Unidos e Canadá.