Wall Street fecha com pequenas variações, de olho no Fed
(Reuters) - Wall Street encerrou mista nesta segunda-feira, com dados econômicos dos Estados Unidos mais fracos que o esperado reduzindo preocupações sobre potenciais altas da taxa de juros e a queda nos preços do petróleo pressionando as ações de energia.
O gasto de consumidores nos EUA cresceu pouco em fevereiro e a inflação retrocedeu, sugerindo que o Federal Reserve --banco central do país-- pode permanecer cauteloso em relação a um aumento nas taxas de juros este ano, mesmo com o mercado de trabalho fortalecendo rapidamente.
O índice Dow Jones subiu 0,11 por cento, encerrando a 17.535 pontos e o S&P 500 encerrou em alta de 0,05 por cento, a 2.037 pontos. O Nasdaq Composite teve queda de 0,14 por cento, para 4.766 pontos.
A sessão foi volátil, com pouco volume, uma vez que os mercados estavam fechados na Europa.
O S&P se recuperou quase totalmente após perda de 10 por cento no início de 2016, mas muitos investidores permanecem desconfiados em relação ao potencial aumento das taxas de juros, o impacto da volatilidade dos preços do petróleo e a economia global anêmica.
"Eu não acho que estamos fora de perigo", disse o analista técnico da corretora Wellington Shields & Co, Frank Gretz, em Nova York. "Eu percebi algumas perdas de momento na semana passada".
(Por Noel Randewich; reportagem adicional por Abhiram Nandakumar)