Coreia do Norte dispara míssil de curto alcance na costa, diz Seul

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte testou um míssil de curto alcance na costa leste do país nesta terça-feira, disseram os militares sul-coreanos, em meio à escalada nas tensões causada pelos programas nuclear e de foguetes da nação isolada.

O míssil foi disparado próximo da cidade costeira de Wonsan às 17h40 do horário local, percorreu cerca de 200 quilômetros rumo ao nordeste e "fez contato" com o território continental, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.

    O líder norte-coreano, Kim Jong Un, presidiu uma série de lançamentos de mísseis de curto alcance nas últimas semanas, o que a mídia estatal da Coreia do Norte caracterizou como uma reação a sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em função de seu quarto teste nuclear em janeiro passado.

O presidente norte-americano, Barack Obama, irá se encontrar com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, e com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na quinta-feira para discutir o programa nuclear de Pyongyang, informou a Casa Branca na segunda-feira.

O encontro nos bastidores da Cúpula de Segurança Nuclear em Washington acontecerá no mesmo dia em que Obama irá conversar com o presidente chinês, Xi Jinping.

(Por Rebecca Jang e Ju-min Park)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos