Fifa multa Santos e 3 clubes internacionais por quebra de regras
ZURIQUE (Reuters) - Quatro clubes, incluindo o brasileiro Santos e o atual campeão da Liga Europa, Sevilla, foram multados por quebrarem regras da Fifa sobre influência de terceiros, informou a organização nesta terça-feira.
O Santos, clube no qual Pelé passou quase toda sua carreira, foi multado em 75 mil francos suíços, enquanto o Sevilla foi multado em 55 mil dólares, de acordo com o comitê disciplinar da Fifa.
A mídia brasileira relatou que o Santos foi investigado pela transferência de Neymar para o Barcelona em 2013, embora não tenha sido possível entrar em contato imediatamente com a Fifa para confirmação.
A Fifa informou que o Santos falhou em declarar "informações obrigatórias" sobre dados de transferência e falhou em cooperar com a investigação.
Os outros clubes sancionados foram FC Twente, da Holanda, multado em 185 mil francos suíços, e o belga St. Truiden, multado em 60 mil francos suíços.
O Sevilla recebeu um aviso e os outros três clubes receberam avisos e repreensões.
Em todos os casos, a Fifa informou que os clubes "encontraram-se responsáveis pela celebração de contratos que permitiam a influência de terceiros sobre a independência do clube em questões relacionadas a empregos e transferências".
A Fifa introduziu um banimento sobre influência de terceiros nos clubes em 2008.