Vantagem da campanha a favor da permanência britânica na UE despenca, diz pesquisa

LONDRES (Reuters) - A campanha a favor da permanência da Grã-Bretanha na União Europeia viu sua dianteira em relação à campanha do 'sai' despencar no último mês, de acordo com uma pesquisa de opinião feita por telefone pelo instituto Ipsos MORI.

A enquete mostrou que 49 por cento dos entrevistados irá votar pela continuidade no bloco no referendo de junho e que 41 por cento escolherá a desfiliação, uma cifra que era de 36 por cento no mês passado.

Os britânicos irão às urnas em 23 de junho para decidir se continuam ou não como membros da UE – a decisão estratégica mais importante do país em décadas, e que irá definir seu papel futuro na política e no comércio globais.

O levantamento com 1.023 adultos foi realizado entre 19 e 22 de março, o que significa que ele não reflete plenamente nenhum possível impacto dos ataques em Bruxelas uma semana atrás, que deixaram 35 mortos, nas intenções de voto.

A redução da vantagem da campanha do 'fica' é o sinal mais recente de que a opinião pública está se inclinando a favor da saída do bloco de 28 nações.

A Ipsos MORI disse que quando aqueles que provavelmente não irão votar são excluídos dos resultados, a vantagem do 'fica' encolhe ainda mais.

(Por William James e Kate Holton)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos