Eleitores britânicos mostram leve tendência a favor da permanência na UE, diz pesquisa

LONDRES (Reuters) - O apoio dos britânicos à permanência da Grã-Bretanha na União Europeia aumentou ligeiramente desde o mês passado, dando à campanha do "fica" uma pequena vantagem antes do referendo de junho, mostrou uma pesquisa do instituto ORB para o jornal The Independent nesta quinta-feira.

A sondagem com 2.002 pessoas foi realizada após os ataques de Bruxelas na semana passada, que alguns comentaristas acreditavam poder fortalecer a campanha do "sai". Os dois lados fizeram da segurança um tema-chave do debate nos últimos dias, discutindo se a desfiliação tornaria a Grã-Bretanha mais ou menos segura.

A pesquisa on-line revelou que 51 por cento dos eleitores querem que o país permaneça no bloco de 28 nações e que 49 por cento querem a separação. Os britânicos votarão no dia 23 de junho para decidir.

No mês passado, um levantamento semelhante do ORB mostrou que 52 por cento apoiavam o desligamento da UE e que 48 por cento endossavam a permanência na união.

Pesquisas de opinião recentes resultaram em imagens contrastantes de como o humor dos britânicos em relação à UE vem oscilando. Na terça-feira, uma sondagem por telefone da Ipsos MORI mostrou que a campanha do 'fica' tinha uma dianteira de oito pontos sobre a iniciativa oposta, mas que isso representou uma queda acentuada em comparação com o mês anterior.

(Por Michael Holden)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos