Preço do minério na China sobe 4% e tem maior valor em quase 1 ano

MANILA (Reuters) - O rali dos preços do aço impulsionou as cotações do minério de ferro na China para mais de 60 dólares por tonelada, atingindo nesta quarta-feira o maior nível em quase um ano.

O produto no mercado à vista chinês subiu 4 por cento, para 64,30 dólares por tonelada, o maior valor desde 15 de junho de 2015, quando a matéria-prima estava cotada em 64,50 dólares.

Os contratos futuros do aço negociados na China ampliaram ganhos pelo terceiro dia seguido nesta quarta-feira, atingindo um limite de alta de 6 por cento, a 454,50 iuanes, com os comerciantes reconstruindo estoques numa aposta de que a demanda continuará forte nos próximos meses.

"Isso está fora da minha expectativa", disse um operador em Xangai. "Parece que muitas, muitas pessoas estão apostando que a demanda vai ficar melhor nos próximos meses e os comerciantes estão reconstruindo estoques".

O vergalhão de aço em Xangai subiu 6 por cento para fechar a 2.592 iuanes (401 dólares) a tonelada, o mais forte valor desde 27 de fevereiro de 2015.

(Por Manolo Serapio Jr; texto de Roberto Samora em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos