Índices europeus terminam sem direção após força de Wall St compensar BC do Japão

Por Alistair Smout e Danilo Masoni

LONDRES/MILÃO (Reuters) - As ações europeias encerraram as operações desta quinta-feira sem trajetória definida, com a fraqueza inicial após o banco central do Japão deixar inesperadamente de expandir seus estímulos monetários sendo compensada mais tarde pela força de Wall Street.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300, que tocou a máxima de três meses na semana passada, teve alta de 0,18 por cento a 1.373 pontos, revertendo as perdas após a abertura de Wall Street.

A alta do Facebook à máxima recorde após seus resultados deu sustentação à confiança, enquanto as ações de commoditties subiram com o petróleo tipo Brent avançando para o maior nível em 2016.

As ações europeias haviam seguido o recuo do Nikkei do Japão e de outros importantes mercados acionários após o movimento do banco central japonês compensar o ímpeto do início das operações disparado pelo Federal Reserve, com o banco central norte-americano mantendo o silêncio sobre se elevará os juros em junho.

O índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 fechou em queda, de 0,16 por cento para 3.125 pontos, mesmo movimento dos índices francês e espanhol.

Pressionando o índice da Espanha IBEX, o BBVA tombou 6,78 por cento, pior desempenho do FTSEurofirst 300 também, após uma queda de 54 por cento em seu lucro líquido do primeiro trimestre.

A Airbus também teve forte queda, de 4,6 por cento. A empresa divulgou uma redução de caixa sazonal maior do que a esperada e alertou para sérios desafios quanto a seu avião militar A400M.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,04 por cento, a 6.322 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,21 por cento, a 1.321 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,04 por cento, a 4.557 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,21 por cento, a 18.976 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,68 por cento, a 9.269 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,03 por cento, a 5.102 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos