Centenas de manifestantes invadem Zona Verde de Bagdá
-
Ahmed Saad/Reuters
Seguidores do clérigo xiita do Iraque Moqtada al-Sadr lotam dependências do edifício do parlamento após milhares deles invadirem a Zona Verde da capital, Bagdá. O protesto ocorreu depois que legisladores não conseguiram convocar uma votação sobre a reforma do governo
BAGDÁ (Reuters) - Centenas de partidários do clérigo xiita Moqtada al-Sadr invadiram neste sábado a Zona Verde de Bagdá e alguns entraram no Parlamento depois de legisladores não votarem uma reforma do governo, disseram duas testemunhas da Reuters.
Os manifestantes, que se juntaram do lado de fora do bairro que reúne prédios do governo e embaixadas estrangeiras, cruzaram uma ponte sobre o rio Negro e gritaram: "Os covardes fugiram!", em aparente referência a legisladores que deixaram o Parlamento, disse uma das testemunhas.
Um guarda em um posto de controle afirmou que os manifestantes não foram revistados antes de entrar. Imagens de TV mostraram as pessoas com bandeiras do Iraque gritando "Pacífico, pacífico!". Alguns estavam em cima de muros de concreto que foram erguidos ao redor da Zona Verde.
(Por Saif Hameed, Ahmed Saad e Stephen Kalin)