Dubai diz que inaugura primeiro prédio operacional impresso em 3D

DUBAI (Reuters) - Dubai inaugurou o que disse ser o primeiro prédio de escritório funcional impresso em 3D, parte de uma diretriz do maior centro de turismo de negócios do Golfo para desenvolver tecnologias que reduzam custos e economizem tempo.

As impressoras -usadas industrialmente e também em menor escala para criar a partir de plástico objetos tridimensionais projetados digitalmente- não foram muito aproveitadas na construção civil.

Essa usou uma mistura especial de cimento, disse um comunicado do governo de Dubai, e os testes de confiabilidade foram feitos na Grã-Bretanha e na China.

A construção, um protótipo de um pavimento, com espaço de cerca de 250 metros quadrados, usou uma impressora de 120 pés por 40 pés, disse o governo.

O ministro de gabinete dos Emirados Árabes, Mohamed Al Gergawi, disse que estudos estimaram que a técnica pode reduzir o tempo de construção entre 50 e 70 por cento e os custos com mão de obra entre 50 e 80 por cento. A estratégia de Dubai era ter 25 por cento das construções no Emirado impressas até 2030.

(Por Lara Sukhtian)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos