Australiano Ricciardo conquista sua 1ª pole position no Grande Prêmio de Mônaco
Por Alan Baldwin
MÔNACO (Reuters) - O australiano Daniel Ricciardo conseguiu a primeira pole position de sua carreira neste sábado, para o Grande Prêmio de Mônaco. O atual líder do campeonato, Nico Rosberg, largará a seu lado na primeira fila pela Mercedes.
"Em tempo", gritou o piloto da Red Bull pelo rádio da equipe após receber a notícia.
A pole, conquistada com tempo de 1 minuto e 13,622 segundos, foi a primeira da equipe desde que Sebastian Vettel largou à frente no Grande Prêmio do Brasil em novembro de 2013.
Também foi a primeira vez desde 2012 - quando o compatriota de Ricciardo Mark Webber conquistou a pole pela Red Bull- que a Mercedes ficou de fora do principal ponto de largada em Mônaco.
O tricampeão Lewis Hamilton qualificou-se em terceiro, uma notável recuperação após seu carro ter sofrido problemas de pressão no combustível no início da sessão final, e teve que ser empurrado de volta ao pit.
Ricciardo, que venceu três corridas em 2014 e conquistou três poles em sua carreira, veio a Mônaco com um novo e mais potente motor Renault, com marca da Tag Heuer.
"Eu sabia que teríamos uma chance", disse o australiano.
"Tenho pilotado bem, mas não tenho conseguido as melhores recompensas, então vim para o fim de semana com muita confiança e crença de que poderia estar nessa posição agora."
Enquanto Ricciardo celebrava, houve decepção em outra parte da garagem, após o piloto holandês Max Verstappen, de 18 anos, colidindo seu carro na sessão de abertura.
O piloto, cuja vitória em sua estreia pela Red Bull na Espanha há duas semanas o tornou o mais jovem vencedor da categoria, começará a corrida na última fileira.