Disney inaugura parque temático de U$5,5 bilhões na China

Por Adam Jourdan

XANGAI (Reuters) - A Walt Disney Co DIS.N abriu os portões de seu primeiro parque temático na China, levando milhares de fãs do Mickey Mouse a correrem para serem os primeiros a entrar na caverna Treasure Cove, fazer rafting nos Roaring Rapids ou visitar o castelo mais alto da Disney.

Maior investimento da Disney no exterior, o parque de 5,5 bilhões de dólares é uma aposta na classe média chinesa e no turismo doméstico em expansão. A empresa norte-americana espera que a nova atração compense o desempenho morno do negócio internacional de parques temáticos, conhecido por instalações de grandes custos como a Euro Disney.

"Este é um dos momentos mais empolgantes e de maior orgulho da história da Walt Disney Company", disse o diretor-executivo, Bob Iger, na cerimônia de inauguração nesta quinta-feira, na qual esteve acompanhado de autoridades do governo chinês.

Iger e o vice-premiê chinês, Wang Yang, leram cartas de apoio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do presidente chinês, Xi Jinping.

Mas nem tudo saiu de acordo com o planejado.

A festa de gala de abertura, que deveria ser um espetáculo de fogos de artifício, música ao vivo e dança, foi prejudicada pela chuva na noite de quarta-feira, e no parque da Disney de Orlando, na Flórida, um menino foi morto por um jacaré.

Mas a companhia vê a China como sua maior oportunidade desde que Walt Disney comprou terras na Flórida nos anos 1960 para erguer o que hoje é o Walt Disney World – o parque temático mais visitado do mundo.

Tendo isso em mente, a Main Street foi substituída pela Mickey Avenue para diminuir o toque norte-americano, e entre as atrações há uma casa de chá de estilo chinês chamada Wandering Moon, um jardim temático do zodíaco chinês e um musical sobre Tarzan com acrobatas locais.

A Disney estima que 330 milhões de pessoas em um raio de três horas de distância de Xangai poderão ir ao parque – entre elas Zhao Qiong, de 36 anos, uma das primeiras visitantes desta quinta-feira, que levou a filha de quatro anos.

"Desde pequena minha filhinha sempre adorou as princesas da Disney, então eu quis trazê-la ao parque para realizar seu sonho", contou ela à Reuters.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos