Vila Olímpica da Rio 2016 é apresentada com Janeth como prefeita

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A maior Vila Olímpica da história dos Jogos foi apresentada para a Rio 2016 nesta quinta-feira e, embora sem luxo, busca dar conforto aos atletas, sob o comando da ex-jogadora de basquete Janeth, anunciada como prefeita da vila.

Em um complexo dividido em 31 prédios de 17 andares, totalizando 3.604 apartamentos, a vila segue os padrões de prédios construídos na Barra da Tijuca e começará a ser ocupada a partir de 24 de julho. Os prédios cinza farão contraste com as instalações provisórias que serão da paleta de cores montada pelo comitê organizador, mas que no momento estão brancas.

"O que foi construído é exatamente o que se vende nessa área da cidade... Basicamente não estamos oferecendo luxo, é o básico", disse o diretor da Vila Olímpica, Mario Cilenti, sobre os prédios que estão sendo vendidos para depois dos Jogos.

"Não queremos que os atletas se preocupem com nada, só com as competições. E trazer um pouco da atmosfera carioca para dentro da Vila, já que ele pode não ter tempo para visitá-la. Nossa vila é compacta, mas é a maior da história", acrescentou.

Os prédios contam com apartamentos de dois ou três quartos básicos, que contam com duas camas cada quarto e uma sala com poltronas e pufes. Todos os quartos possuem almofadas confeccionadas por artesãos do Morro do Alemão especialmente para os atletas, que mostram mensagens de boas vindas.

Por temores do Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e relacionado com má-formação cerebral em bebês, o comitê organizador optou pela implementação de 12.200 repelentes eletrônicos. Todos os quartos são equipados com ar-condicionado, mas não há redes de proteção contra mosquitos.

Segundo o comitê organizador, cada delegação é livre para comprar algo a mais caso ache necessário para seus atletas.

JANETH PREFEITA

Apresentada nesta quinta-feira como a prefeita da Vila Olímpica, a campeã mundial de basquete e medalhista de prata e bronze em Jogos Olímpicos Janeth Arcain disse que foi uma "ordem" receber o cargo.

"Para mim, foi uma ordem aceitar ser prefeita. É um grande momento, participei de quatro Jogos Olímpicos como atleta. Conheço bastante as vilas e os acontecimentos", disse. "Espero que eles tenham o melhor momento, que seja uma vila onde eles possam descansar, aproveitar, se divertir e celebrar."

Antes mesmo do início dos Jogos, em 5 de agosto, um novo recorde já será estabelecido na Rio 2016: o de maior restaurante em atividade do mundo.

De acordo com a gerente de alimentos e bebidas da vila, Flavia Albuquerque, serão consumidas mais de 200 toneladas de comida por dia, em mais de 70 mil refeições para atletas, membros das comissões e a força de trabalho.

O restaurante terá cerca de 22 mil metros quadrados, sendo somente a cozinha responsável por mais de 8 mil metros quadrados.

Para que tudo funcione como previsto, a força de trabalho da vila dos atletas será composta por 13 mil pessoas, sendo 500 funcionários, 2.500 voluntários e 10 mil profissionais terceirizados.

(Por Caio Saad)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos