Polônia afunda a Suíça nos pênaltis após golaço de Shaqiri
Por Zoran Milosavljevic
ST ETIENNE (Reuters) - A Polônia bateu a Suíça por 5 X 4 nos pênaltis e classificou-se para as quartas de final pela primeira vez numa Eurocopa após empate por 1 X 1 neste sábado.
Grzegorz Krychowiak deixou a torcida polonesa eufórica no estádio Geoffroy Guichard ao acertar o pênalti após Granit Xhaka chutar para fora, errando o segundo pênalti da Suíça.
Os poloneses vão enfrentar a Croácia ou Portugal por uma vaga nas semifinais.
Jakub Blaszczykowski pôs à Polônia em vantagem até Xherdan Shaqiri empatar a partida com um lance de bicicleta aos 36 minutos do segundo tempo.
A Polônia teve a chance de abrir o placar no primeiro minuto quando Arkadiusz Milik mandou a bola por cima do gol após uma defesa confusa.
O atacante polonês Robert Lewandowski teve uma partida discreta no primeiro tempo, mas o trabalho da dupla Kamil Grosicki e Blaszczykowski criou uma nova oportunidade de gol.
O capitão do time suíço, Stephan Lichsteiner, não conseguiu manter o jogo com Grosicki, que lançou por cima da trave.
Blaszczykowski abriu o placar ao finalizar o lance de Grosicki, após o corta-luz de Milik.
Conduzido por Xherdan Shaqiri e o atacante Haris Seferovic totalmente sufocado pela defesa sólida da Polônia, a Suíça teve pouco espaço para criar aberturas, apesar do apoio da torcida.
No segundo tempo, a Suíça entrou em campo renovada e Shaqiri finalmente mostrou seu talento com uma deslumbrante jogada defendida pelo goleiro Lukasz Fabianski.
Shaqiri produziu um momento de magia com um dos melhores gols do campeonato ao mandar a bola para o gol sem permitir a Fabianski a possibilidade de defesa.
Com o objetivo de vencer, a Suíça dominou a partida na prorrogação, forçando várias entradas pela defesa polonesa.