Adidas assina novo contrato com Kanye West para ganhar mais mercado nos EUA
Por Emma Thomasson
BERLIM (Reuters) - A Adidas concordou em ampliar a parceria com Kanye West, incluindo a abertura de novas lojas, na esperança de capitalizar sua presença maior no mercado norte-americano desde que tirou o rapper e estilista da Nike em 2013.
O acordo foi descrito pela empresa alemã nesta quarta-feira como a parceria mais significativa entre uma celebridade de fora do mundo do esporte e uma marca de artigos esportivos, e que irá além de seu foco atual no estilo de vida para explorar também artigos de prática esportiva.
A Adidas vai criar uma nova marca com Kanye para calçados, roupas e acessórios, e ainda planeja novas lojas que irão vender os produtos da linha Yeezy do cantor ao lado de produtos Adidas.
Kanye disse ter trocado a Nike pela Adidas porque a marca alemã lhe deu mais liberdade criativa e royalties –o que, segundo ele, a companhia norte-americana reserva para atletas profissionais, como o astro do basquete Michael Jordan.
A porta-voz da Adidas não quis dar detalhes financeiros nem especificar a abrangência do acordo. Reportagens estimam o valor do contrato anterior em 10 milhões de dólares.
Embora a Nike e sua linha Jordan ainda dominem o mercado de calçados dos Estados Unidos, as vendas da Adidas cresceram quase dois terços em maio, o que representa uma fatia de mercado de 6 por cento, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado NPD.