Nadal e Wozniacki são incluídos em lista de tenistas para Olimpíada
Por Pritha Sarkar
LONDRES (Reuters) - O tenista espanhol Rafael Nadal, campeão olímpico em Pequim-2008, e a ex-número um do mundo Caroline Wozniacki, da Dinamarca, foram incluídos nesta quinta-feira na lista provisória de tenistas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto, elaborada pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
As participações de Nadal e Wozniacki estavam em dúvida por conta de lesões sofridas por ambos que os impediram de cumprirem o número mínimo de aparições em Copas Davis e Fed Cups exigidas no último ciclo olímpico para que os atletas se habilitem para disputar os Jogos.
Os dois entraram com um recurso para serem incluídos na lista e o documento divulgado pela ITF mostrou que ambos farão a viagem ao Brasil, embora Nadal ainda tenha de se apresentar pela seleção da Espanha no confronto de segunda rodada do zonal Europa/África Grupo 1 da Copa Davis contra a Romênia, entre os dias 15 e 17 de julho, se quiser ir ao Rio.
Nadal, que atualmente está fora das quadras por causa de uma lesão no pulso, também poderá garantir vaga por meio de um recurso ao Comitê Olímpico da ITF.
Por outro lado, as esperanças da russa Maria Sharapova de disputar os Jogos foram extintas. A Rússia colocou a jogadora como uma de suas tenistas para a Olimpíada, mas a cinco vezes vencedora de Grand Slams não foi incluída na lista, pois cumpre suspensão de dois anos por doping.
O britânico Andy Murray e a norte-americana Serena Williams, que venceu por 21 vezes torneios de Grand Slams, defenderão a medalha de ouro que conquistaram nos Jogos de Londres em 2012, assim como a dupla norte-americana formada pelos gêmeos Bob e Mike Bryan e as irmãs Serena e Venus Williams defenderão os títulos olímpicos que conquistaram nas duplas. Os Jogos também terão um torneio de duplas mistas.
Os vencedores de torneios de Grand Slams Novak Djokovic, Roger Federer, Stan Wawrinka, Venus Williams, Victoria Azarenka, Ana Ivanovic, Angelique Kerber e Garbine Murguza também estão na lista para disputar o torneio olímpico de simples.