Nelson Silva, ex-CEO da BG no Brasil, ocupará nova diretoria da Petrobras, dizem fontes
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ex-presidente da petroleira britânica BG no Brasil, Nelson Silva, ocupará a nova diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão da Petrobras, a ser criada conforme proposta do Conselho de Administração da estatal, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto nesta quinta-feira.
Silva, que assumiu recentemente o cargo de consultor sênior da Diretoria Executiva da Petrobras, já tinha entre suas atribuições coordenar o processo de revisão estratégica da empresa.
A nova diretoria precisa ainda ser aprovada em Assembleia Geral antes que o executivo seja apontado formalmente para o cargo.
"O Pedro (Parente, presidente-executivo da Petrobras) acha que o que vai mudar a Petrobras é a mudança de gestão da porta para dentro. No dia a dia, é difícil o presidente acompanhar a gestão desde os menores escalões. Ele (Silva) é e será o braço operacional dessa área de planejamento e gestão. O Nelson tem a experiência de CEO como fazedor de coisas", disse uma das fontes, na condição de anonimato.
A Petrobras informou na véspera que a nova diretoria terá como foco principal reforçar o planejamento estratégico da companhia, assim como auxiliar na definição dos planos de negócio e gestão.
A petroleira ainda reiterou que está discutindo uma revisão de seu planejamento estratégico, o que deve ser concluído em até 120 dias.
Segundo a Petrobras, a nova diretoria também trabalhará para aprofundar os mecanismos de controle de gastos e acompanhamento dos projetos de investimentos, além de representar mais um passo nas modificações da governança corporativa da empresa, implementadas desde abril.
(Reportagem adicional de Roberto Samora)