PF e Receita Federal lançam operação contra grilagem de terras e lavagem de dinheiro
(Reuters) - A Receita Federal lançou a operação Rios Voadores nesta quinta-feira em conjunto com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ibama contra organização especializada em grilagem de terras públicas, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, com atuação no Estado do Pará, segundo comunicado da Receita.
"A organização criminosa agia grilando terras públicas no interior e entorno da Terra Indígena Menkragnoti, situada no município de Altamira (PA) e região, promovendo o desmatamento e queimadas", disse a Receita.
"Os criminosos utilizavam “laranjas” para o registro em Cadastros Ambientais Rurais (CAR) na tentativa de iniciar o processo de regularização fundiária e de maneira a permitir que eles assumissem o dano ambiental junto aos órgãos de fiscalização. Posteriormente a área degradada era loteada e revendida/arrendada para agropecuaristas."
Segundo a Receita, o dano ambiental já comprovado por perícias ultrapassa 160 milhões de reais, e o prejuízo aos cofres públicos pelo não recolhimento de tributos devidos pode chegar a 50 milhões de reais.
Participam da operação 95 agentes da PF, 15 integrantes da Receita e 30 do Ibama. Foram expedidos 51 mandados, sendo 24 de prisão preventiva.
(Por Alexandre Caverni, em São Paulo)