Credencial de imprensa de autor de "O Pequeno Príncipe" é encontrada na Espanha
MADRI (Reuters) - Um pesquisador espanhol encontrou por acaso a credencial de imprensa há muito desaparecida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do icônico "O Pequeno Príncipe", usada quando ele cobriu a Guerra Civil da Espanha (1936-1939) para o jornal francês Paris-Soir.
O cartão estava perdido há décadas porque foi arquivado na caixa errada de uma vasta coleção de documentos relacionados ao conflito conhecida como "Arquivos de Salamanca", disse o pesquisador Policarpo Sánchez.
"Você imagina a empolgação enorme que senti quando a encontrei", contou Sánchez, que trabalha nos arquivos há 18 anos e descobriu a credencial por acidente em 1o de julho.
Os arquivos contêm milhões de documentos pertencentes a partidos políticos e organizações que se opuseram às forças do ditador Francisco Franco e que foram confiscados durante a Guerra Civil. As forças franquistas triunfaram e ele governou a Espanha até sua morte, em 1975.
A credencial de imprensa mostra que Saint-Exupéry se hospedou no Hotel Florida de Madri, que foi a sede de muitos correspondentes de guerra famosos da época, como Martha Gellhorn e Ernest Hemingway, e fotógrafos de guerra, como Robert Capa e Gerda Taro.
(Por Catherine Bennett)