Panasonic espera dobrar vendas de baterias de carros elétricos em 3 anos
OSAKA, Japão (Reuters) - A japonesa Panasonic disse que espera que a forte demanda por baterias de íon de lítio pela Tesla Motors ajude a mais do que dobrar suas vendas anuais de baterias para carros em três anos.
Kenji Tamura, um executivo encarregado dos negócios automotivos e sistemas industriais da Panasonic, disse esperar que as vendas anuais de baterias para carros elétricos da empresa aumentem para 400 bilhões de ienes (3,98 bilhões de dólares) no ano fiscal até março 2019 de 180 bilhões de ienes no ano encerrado em março de 2016.
A empresa estima que as vendas combinadas anuais de baterias de automóveis elétricos e produtos de armazenamento de energia cresçam para 500 bilhões de ienes, cerca de 2,5 vezes as vendas no último ano fiscal, disse.
Tamura também afirmou que a Panasonic planejava antecipar seu investimento de 1,6 bilhão de dólares na fábrica de 5 bilhões de dólares da Tesla, a "Gigafactory", no Estado de Nevada, nos Estados Unidos, a pedido do fabricante de carros elétricos, para atender fortes encomendas do próximo sedã da marca, o Model 3.
A Panasonic é a fornecedora exclusiva de baterias para o Model 3, primeiro carro da Tesla voltado ao mercado de massa.